Qual o período certo para preparar a estação de monta dentro de sua fazenda? Para o zootecnista formado pela Unesp de Botucatu e gerente de gado de corte da Semex, Antônio Carlos Sciamarelli Junior, a resposta está na compreensão de que planejar o manejo reprodutivo é algo a ser feito ao longo de todo o ano. O especialista foi o convidado especial do Giro do Boi desta quarta-feira, 31.

“A preparação da estação de monta vem o ano inteiro. Você falou em gestão e planejamento da fazenda. É apenas mais uma atividade dentro da fazenda que é muito importante. Está atrasado, mas se a pessoa não está planejando desde o ano passado nutrição, genética e reprodução fica em cima da hora para o pecuarista se ligar”, alertou.

Sciamarelli chamou atenção para a importância da mineralização das matrizes neste período pré-estação de monta, afirmando que o pecuarista deve fiscalizar, por exemplo, se as fêmeas estão consumindo o necessário para entrar na reprodução com bom escore corporal. O zootecnista falou também sobre a escolha dos touros que serão usados na monta ou na inseminação.

“Hoje não cabe mais a gente comprar comprar touro que não tem avaliação. […] Avaliação das características que são importantes para o desenvolvimento da pecuária. Desempenho, carcaça, precocidade, tem que sempre escolher touros que são acima da média do rebanho para você começar a estação de monta. Para você escolher estes touros, você tem que conhecer seu rebanho. Em que está estágio está o seu rebanho? O que você tem de defeitos em seu rebanho? Se é fertilidade, se é precocidade, se a sua vaca está emprenhando mais tarde. Uma parte disso é genética. Chega no frigorífico, peso menor, rendimento menor, uma parte disto é genética. Então a escolha do reprodutor começa de saber o que você tem na fazenda, quais são seus gargalos para você escolher os reprodutores que vão corrigir aquelas características que são necessárias para cada propriedade”, respaldou o zootecnista.

Conhecer deficiências do plantel de matrizes é fundamental para escolher o touro certo